Francisco Nagib se posiciona após manifestação e afirma que orçamento de 85 mil em transporte para grupos folclóricos é inviável para o município

Manifestão de integrantes de juninas em Codó

No meio da tarde de sábado (17), um grupo de aproximadamente 30 pessoas que se apresentaram como sendo integrantes de grupos folclóricos da cidade de Codó, se reuniu em frente à casa da família do prefeito Francisco Nagib (PDT) para solicitar transporte para se apresentar em um arraial fora do município – o grupo e o local da apresentação não foram identificados. A Polícia Militar foi solicitada para evitar excessos na manifestação, mas a permanência do grupo foi tranquila, portanto, uma manifestação pacífica.

Desde o início da semana, grupo folclóricos da cidade tem reclamado a indisponibilidade de transporte para os grupos irem até outras cidades fazer parte da programação de festejos juninos em municípios do Maranhão e Piauí. Em decorrência do fato ocorrido nesta tarde, o Blog manteve contato com o prefeito Francisco Nagib para trazer aqui as duas partes. Tanto dos grupos juninos que estão sem veículos para viajar e o motivo pelo qual a prefeitura não disponibilizou o transporte.

Antes, tivemos acesso aos pedidos de solicitação dos grupos folclóricos de Codó solicitando colaboração do poder público com base no custeio dessas viagens. São vários arraiás que estão integrando a programação de pelo menos 5 grupos entre quadrilhas, agora chamadas de juninas e bumba-meu-boi. Tem delas que incluiu na programação, viagens que somadas o valor com transporte chega a mais de 37 mil reais, isso uma única quadrilha, a renascer do Sertão. A Asa Branca apresentou o segundo maior custo, acima de 22 mil reais.

Junina Renascer do Sertão tem orçamento em transporte de mais de 37 mil

Junina Asa Branca mais de 22 mil em transporte

Boa parte desses grupos solicita mais de um ônibus para viajar para lugares que chegam a ultrapassar 400 km de distância. Também tivemos acesso ao comunicado feito pela Secretaria de Governo, por meio do Departamento de Cultura e Juventude, que tem como titular Augusto Serra. No documento, Serra informa ao prefeito a demanda dos grupos folclóricos com as viagens.

De posse desse material, quisemos saber do prefeito, que medidas foram tomadas para amparar esses grupos sobre o que havia sido solicitado para custeio ou disponibilidade de transporte para o deslocamento a esses municípios. E Nagib respondeu.

Francisco Nagib fala de indisponibilidade de recursos

O prefeito informou que ao tomar conhecimento da rota incluída na programação de apresentação de cada grupo cultural de Codó, viu que o município não dispunha da quantidade de recursos necessária para custear todas as viagens, apesar de entender que a cultura codoense, pela sua riqueza e importância. Nagib declarou que, para ajudar aos grupos com os custos de indumentária doou uma motocicleta para ser rifada e, assim, todos pudessem confeccionar o material como já haviam definido.

Nagib afirmou que teve grupo de quadrilha que chegou, inclusive, a arrecadar mais de 10 mil reais, assim como outros que, na medida do possível, também conseguiram arrecadar. “Eu ajudei a todas. Teve quadrilha que conseguiu 11.000 nas vendas nas rifas. 80% das quadrilhas receberam mais que o ano passado. Na ideia minha e aceita por todas as quadrilhas de doar moto e fazer as rifas”, disse Nagib.

O prefeito disse ainda que o valor somado do custeio com transporte chegou a 85 mil reais. Como o município não dispõe desses recursos, poderia ceder a frota do município, mas este também ficou inviável, visto que, a prefeitura conta somente com ônibus de transporte escolar o que inviabiliza a circulação dos mesmos em rodovias federais que não seja a serviço para o qual foram adquiridos. “A prefeitura de Codó não tem dotação para gastar mais 85 mil em ônibus (rodoviários), pois não tem licitação para o mesmo. Somente ônibus escolar que não pode pegar BR”.

Nagib informou que na próxima segunda-feira (19), assim como já programado, fará entrega de incentivo financeiro a todos os grupos folclóricos de Codó conforme já havia combinados com todos. O prefeito disse ainda que está em aprovação junto ao Governo do Estado, um projeto para investimento no ‘São João’ que visa a realização de um evento em que todos os grupos possam se apresentar com premiação, além da contratação de bandas locais e nacionais para o festejo previsto para ser realizado de 05 a 09 de julho de 2017.

Com premiação maior que os anos anteriores. No projeto consta apoio de bandas locais 14 brandas, 2 nacionais, palco, som, segurança, ornamentação e barracas, divulgação, incentivo cultura para as brincadeiras locais como bumba-meu-boi, quadrilhas juninas e danças diversas”, completou.

Por fim, o prefeito disse que a falta de recursos se dá, devido aos serviços que estão sendo realizados no município com reformas, conclusão de obras e outros trabalhos que estão sendo finalizados para implementar e melhorar a qualidade nos atendimentos, sobretudo, na área de saúde. “O que as quadrilhas estão pedindo para viagem fica inviável pois estamos focando nos investimentos de reforma do HGM, equipamentos do HGM, medicamento os postos, asfalto, pontes, reforma de escola 15 unidades reformada em 5 meses, reforma do matadouro. Tudo isso que estamos nesse momento executando na cidade eu quero fazer um grande são João em Codó”, concluiu.

37 Responses to Francisco Nagib se posiciona após manifestação e afirma que orçamento de 85 mil em transporte para grupos folclóricos é inviável para o município

  1. Maria Flor Flor disse:

    Tá certíssimo!

  2. Wanderson Alves Ribeiro disse:

    Tá certo é uma nada ele não quiz ser prefeito pois ele aja como um não deixando a cultura morrer

  3. Maria Flor Flor disse:

    ata cultura, rapaz pq 37 mil , que cultura é essa , se ao menos eles dançassem em nossa cidade , vamos que vamos prefeito , esse povo estão muito mal acostumado , e tenho certeza que desses 37 mil , o presidente da quadrilha ia ficar bem com 10 mil !

  4. Rafael Costa disse:

    Tanta gente passando fome, esse pessoal quer ônibus de graça para viajar, pago com dinheiro da prefeitura.

    Ora, façam como o “Boi Raízes” busquem apoio(DINHEIRO) da iniciativa privada.

    Sugiro que busquem auxílio em Dinheiro nas grandes empresas privadas, tais como: Fáb. Nassau, Gessomar, Radio Eldorado, Dacta Construções, Manufatureira Imobiliária, Tv Cidade, Grupo Figueiredo, Grupo Gomes, Grupo Matos, Grupo FC Oliveira, Lojas Americanas, Casas Sampaio, Super Lar, Lojas Tropical, Comercial Carvalho, Comercial Centro, etc., etc..).

    Também, apresentem projeto no Ministério da Cultura, e estruturem suas agremiações e parem de QUERER viver de prefeitura.

    Deixem de querer tirar proveito de tudo, mostrem um projeto ao Ministério da Cultura ou Secretaria Estadual da Cultura.

    Quando vocês organizaram um BINGO, uma RIFA, uma Festa, do mesmo modo que fazem as turmas de formandos.

    Só querem o peixe nas mãos!!!!

    • Ranyelle disse:

      Paga pau do Nagib só pode fala aqui agente só precisa do ônibus pq cenário roupa e tals agente tirou do nosso bolso ai ele pode trazer 14Bandas caras que e mais de 30mil so um pra fazer um show de mais ou menos 1hora AFF mim polpe ne e um alugeu de ônibus e 3mil reais

  5. Wanderson Alves Ribeiro disse:

    Vamos lá então se vc não sabe coisas vc provavelmente não deve sabe.
    O orçamento das juninas foram para viagens para fora, para competição q elevam o nome da nossa cidade entendeu.
    E sim dançamos em nossa cidade mais tem compromisso tradicionais a cumprir.
    E nem um presidente de junina estilizadas tais como Junina Mandacaru Codó Junina Asa Branca Do Sertão Junina Mandacaru Codó Junina Renascer Do Sertao Junina Arco Íris ou qualquer q seja não fica com dinheiro para se não não vai estudar sobre a cultura antes de abrir essa sua boa

  6. Wanderson Alves Ribeiro disse:

    Rafael Costa com vc não vou te fala nada vou deixa vc fala só pq vc sabe bem amigo

  7. Adriana Faustino disse:

    Nagib sabe oque faz.

  8. Wanderson Alves Ribeiro disse:

    Ele não deu pq não quiz

  9. Francisco Campo Anjos disse:

    verdade rafael na zona rural e ate mesmo na cidade tem muita gente sem ter o que comer,sem dinheiro….enquanto outros querendo onibus

  10. Wanderson Alves Ribeiro disse:

    Ja q vcs tão preucupado com quem ta com fome assim faça sesta básica e vai lá deixa de porta em porta

  11. Adriana Faustino disse:

    Verdade.dinheiro que da envistir em algo que ajuda tirá alguns jovem das ruas.tipo esporte

    • revoltado disse:

      Depois q esse cara entrou na prefeitura ta tudo acabando, cultura esporte, saúde, segurança, ta sendo o pior dos piores, aonde vcs ja viram aqui em Codó uma mulher grávida de gêmeos morrer por negligência, onde vc ja tinha visto tanto roubo como hj em dia aki em Codó, empresas fechando, aumento de desemprego, agora a cultura q sempre teve apoio nos anos anteriores perdeu esse apoio, Nagib esse arraial q vc vai organizar vai ser o pior, pq as quadrilhas fazem parte de uma federação onde inclui todas as quadrilhas do Maranhão, quando todos souberem dessa falta de incentivo não vão querer pisar nesse arraial,e arraial sem quadrilha não presta

  12. Adriana Faustino disse:

    Tá certo.por isso que o Brasil ta assim….

  13. Ranyelle disse:

    E Engraçado não tem dinheiro pro ônibus mais pra traze 14bandas de fora pro araia de Codó ele tem que essa bandas são so 30mil reias pra toca 5musica ai o ônibus que er 3mil não tem o prefeito agente te colocou ai e noix tira tbm 👊

  14. Wanderson Alves Ribeiro disse:

    A babagem começou e 3 2 1 ….m

  15. Antonio Adenilson disse:

    Olha eu concordaria com os argumentos se esse dinheiro tivesse sendo investido em outras áreas, se não houvesse investimos em cultura nesse aspecto , pra beneficiar outras áreas, se fosse assim até tentaria engolir as explicações e defesas aqui postadas. Partindo do princípio que não tem dinheiro algum explica as licitações pra caixões que foram denunciadas essa semana? Pra umas coisa tem dinheiro pra outras não? Me poupe, nos poupe e se poupe. Concordo plenamente que 6 meses é pouco tempo pra acertar tudo, mas as primeiras ações desse governo estão sendo desastrosas. Minha opinião.

  16. Antonio Adenilson disse:

    Agora espero sinceramente que esse dinheiro economizado mate a fome de quem precisa né? Assim como o dinheiro que disseram que seria economizado com a não bunda de trio no caranaval do ano passado dá gestão Zito, e que se repetiu esse ano, também sejam investidos em prol dessas famílias. Se isso acontecer irei aplaudir. Lembrando que verba pra cultura vem.

    • revoltado disse:

      Antonio edilson, pra esses pessoas pararem de passar fome, precisa-se de geração de emprego, e as empresas estão indo embora de Codó, ta é tudo se acabando

  17. Wanderson Alves Ribeiro disse:

    Como vc mesmo disse verba para cultura vem agora aonde ta essa verba

  18. Patricia Cruz disse:

    Não sei de quem é a razão tudo que sei é que esse prefeito prometeu mundos e fundos e agora ta tirando o corpo de banda

  19. Antonio Adenilson disse:

    Eis a pergunta…

  20. Mailson Wanarlly disse:

    Triste ouvir comentários assim,

  21. Wanderson Alves Ribeiro disse:

    Pois agora quem nos dará essa resposta

  22. Antonio Adenilson disse:

    Quem? Quem?

  23. Wanderson Alves Ribeiro disse:

    Kkkk

  24. Antonio Adenilson disse:

    Kkk

  25. P... disse:

    Economia para os b…s deles. SINCERAMENTE ESSE PREFEITO NAGIB FICARA NA HISTORIA COMO O “PIOR PREFEITO” QUE CODO JA TEVE. O POVO CODOENSE JA TINHA UMA VISAO RUIM SOBRE ELE,E AGORA COM OS ACONTECIDOS ESTAO TIRANDO A PROVA. APROVEITE NAGIB QUE 4 ANOS PASSA RAPIDO E AQUI VOCE NAO GANHA MAIS NEM PRA PRESIDENTE DE SINDICATO. ALIAS VOCE SO SE ELEGEU NAS COSTAS DO EX PREFEITO ZITO. PORQUE RUIM DE VOTO IGUAL VOCE NAO TEM IGUAL.

  26. Kairon Jesus disse:

    Aki na minha o prefeito cedeu um onibos para todas as viagens da Junina os brincantes não a gastam nada só em suas alimentação mesmo durante a viagem e permanência nas cidades. E aki não botaram dificuldades nenhuma em fazer isso. Pois o prefeito mostra trabalho e seriedade com a população. E valoriza a cultura da nossa cidade.

  27. Wanderson Alves Ribeiro disse:

    Pois só se for aí pq aki a situação ta feia

  28. Lara disse:

    É 12. Nagbeeeeeeeee.
    Voto errado esse meu viu. Pensei como uma adolescente e coloquei uma criança na ptefeitura de codó. Nagib ñ é digno de ser prefeito de codó, está farorecendo apenas os ricos e os babões que os cerca.
    Povo de codó está sofrendo com alvarás abusivos, está difícil se tratalhar por conta própria em codó para tirar o sustento de sua família.
    Senhor prefeito já teve sua experiência como prefeito e ñ está sendo aceito pela população, pelo bem de sua reputação e do povo sofrido e humilde de codó termine seu mandato e ñ nos invente mas de ser nem cereador nessa cidade…ou se lhe ainda passar pela cabeça política seja mas humilde e pense que codó que pobre e não as capitais que vossa senhorria costuma frequentar.
    Trnha pena da população de codó e nos ajude que precisamos, e nos ajude…pois nos lhe ajudamos quando foste pedir nosso voto.

  29. Matos disse:

    Esses orçamentos está muito alto, tem junina que tá pedindo um valor muito injusto, mesmo que é 2 vezes a quantidade de viagens pra mesma cidade.
    O caso de Araioses, a junina Renascer do sertão:R$ 4.000,00 uma viagem.
    Junina Asa Branca do Sertão:R$ 1.400,00 uma viagem, então 2.600,00 à mais, não tem condições.
    Então as juninas tinha que ter consciência,e fazer um orçamento que é cabível, se com esses orçamentos alticimos não conseguiram o ônibus, imaginam quando analisarem direito essas listas de valores,que vão ver as diferenças.
    Então vamos ser honestos.

  30. sincero disse:

    Não sei pra que pois o que ele tá fazendo é pintando os meio fio de praça e plantando pronta pra morre pois não estão molhando me poupe prefeito 😎

  31. Jhones Bento disse:

    Prefeito cheio de mimimi… Pelo amor de Deus! Conte com outra pessoas para pedir patrocínio mas não conte com esse cara.

  32. P... disse:

    A CIDADE ESTÁ UM CAOS. DINHEIRO NAO CIRCULA MAIS.. GRANDE INDICE DE DESEMPREGO.

  33. arlete disse:

    Esse prefeito tá sendo o pior, logo quem manda na prefeitura é o pai!!!só quem tá se beneficiando é o povo da panelinha dele ..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *