Fisioterapia: profissional indispensável no tratamento de casos graves de pacientes com a covid-19 dentro das UTI’s

Inicialmente, um resumo breve do fisioterapeuta intensivista. Pode parecer que o trabalho de um fisioterapeuta da UTI seja evitar a morte do paciente. E é, mas não para por aí. O objetivo é que o paciente sobreviva e saia em condições de voltar para a sociedade. E é esse o grande diferencial do fisioterapeuta em terapia intensiva: o paciente não só permanece vivo, mas ele fica funcional e apto, com o mínimo de sequelas possíveis, menor tempo de internação e maior recuperação.

Com a presença do profissional da Fisioterapia Intensiva desde a fase mais crítica da internação desse paciente até o período de alta, dando essa assistência que deve ser o mais integral possível (tanto motora quanto respiratória), o tempo desse paciente na internação em terapia intensiva e no próprio hospital é diminuído

Além disso, ele trabalha com a família do paciente para que os cuidados continuem no ambiente domiciliar, e como consequência ele sai mais rápido e melhor da terapia intensiva.

Aqui falando especificamente do atendimento do paciente com a Covid-19, o fisioterapeuta tem uma função indispensável para que a evolução do quadro clínico, sobretudo a mecânica respiratória seja positiva. O fisioterapeuta é responsavél pela montagem do respirador que vai promover a ventilação mecânica no paciente após a intubação. Definir os parâmetros ventilatórios e acompanhar a hemodinâmica do paciente e ajustes do ventilador, é função única e exclusiva do fisioterapeuta intensivista.

Portanto, este profissional é sim indispensável na UTI e precisa ser lembrado e valorizado assim comos demais profissionais da equipe multidisciplinar. Veja a reportagem a seguir produzida pela TV Mirante (TV Globo) que evidencia melhor a atuação do fisioterapeuta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.