Os mistérios por trás do tramento de pacientes da covid-19 no HGM e número alto de mortes na enfermaria de isolamento do hospital

Pouco tenho visto questionamentos acerca da forma de condução e tratamento dos pacientes que tem dado entrada no Hospital Geral Municipal de Codó com diagnóstico confirmado para o novo coronavirus. O detalhe é que a falta de informação da Secretaria de Saúde e do Hospital é muito grande.

Há quase uma semana estamos levantando informações sobre o funcionamento da enfermaria de isolamento do HGM montada pelo município para atendimento a pacientes em estado mais grave da covid-19. A nossa preocupação é devido ao número, que consideramos alto, de pacientes que entram em óbito depois de terem sido intubados e submetido à ventilação mecânica.

Não significa que, quem é submetido à ventilação mecânica invasiva (VMI) tem que sobreviver, não é bem assim, mas assusta a quantidade de mortes de pacientes submetidos às VMI. Os pacientes estão com saturação periférica de oxigênio (SPO2) baixa e não evolui de forma positiva. Os pacientes mantém-se com quadro de insuficiência respiratória aguda grave. Ou seja, a ventilação não está funcionando como deveria.

Tentamos de toda forma colher informações, mas tudo o que conseguimos foi a confirmação de que os respiradores que estão sendo utilizados são uns equipamentos que foram comprados ainda na gestão do ex-prefeito Biné Figueiredo há quase 15 anos, portanto, ultrapassados e ainda são na versão analógica, mas funcionam e o manuseio não é difícil, mas equipe tem que ser especializada.

Somente os aparelhos de monitoração cardíaca que mostra os sinais vitais do paciente, são equipamentos novos e de última geração. A Secretaria de Saúde precisa dar explicações acerca da condução desses pacientes no HGM. A equipe que está com a responsabilidade da enfermaria de isolamento precisar ser com profissionais intensivistas.

Questionamos e fizemos perguntas ao prefeito e ao secretário de saúde e conseguimos as seguintes respostas:

Sobre respiradores, Francisco Nagib nos respondeu: “Na verdade os nossos respiradores uns dos novos e outros era já que tinha”. Nagib disse ainda que outros respiradores estão sendo comprados para montar a UTI. “Mas nesse momento estou finalizando s compra dos equipamentos da UTI
Ideal para covid. Com 10 sistema completo respiradores e monitora aprovados para UTI”, finalizou.

Para o Secretário de Saúde, Suelson Sales:

  • Correio Codoense – Esses respiradores são antigos e analógicos, o que requer uma equipe especializada em caso de intubação de paciente. A equipe multidisciplinar que está responsável por essa enfermaria do isolamento, é uma equipe de intensivistas?
  • Suelson Sales (Sec. Saúde) – Boa tarde ! Estamos montando uma UTI para Covid 19, com todos os pré-requisitos solicitados pelo Ministério da Saúde.

O Secretário disse ainda que, a partir daí haverá uma equipe multidisciplinar e relacionou quais profissionais comporão essa Unidade de Terapia Intensiva. Veja:

  • Sulson Sales (Sec. Saúde) – Ela contará com equipe multidisciplinar que será composta por :

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.