Receita Federal inaugura no Maranhão serviço de atendimento ao CPF por aplicativo

Nesta segunda-feira (20), a Receita Federal iniciou, nos estados da 3ª Região Fiscal (Maranhão, Piauí e Ceará), o atendimento virtual ao cidadão por meio do aplicativo de mensagens Telegram.

Para utilizar o serviço, o usuário deve fazer o download do aplicativo ou acessar a versão web do canal. Em seguida, é só adicionar o canal ReceitaFederalOficial. Poderão ser realizados atendimentos para os serviços:

  • Atualização ou alteração de dados do CPF;
  • Regularização do CPF;
  • Segunda via do CPF;
  • Informação do número do CPF;
  • Consulta à situação cadastral;
  • Consulta ausência de declaração de imposto de renda de pessoa física (exercício omisso).

De acordo com a Receita, o objetivo é ampliar a comodidade ao contribuinte, trazendo maior agilidade e diminuindo o tempo de resposta e resolubilidade de problemas em relação ao CPF.

Essa medida reforça a importância de evitar que as pessoas se desloquem para algum posto, agência ou centro de atendimento da Receita Federal, protegendo a saúde dos servidores e cidadãos, evitando a aglomeração e a propagação do vírus Covid-19.

De O Imparcial

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