Vereador é eleito para dá emprego e casa para o povo, diz vereador…

Essa afirmação foi dita em alto e bom som para todos que estavam presentes na sessão da Câmara Municipal de Codó, na segunda-feira (25). Quem encontrou esse novo conceito de função de um vereador foi Domingos Reis (PT). Ao gritar que vai processare o blog e tentar explicar sua adesão ao governo do prefeito Zito Rolim (PV), o vereador revelou que os edis, pelo menos, os de Codó, tem nova função enquanto parlamentar: dá emprego e casa para os eleitores. Domingos Reis disse que está fazendo isso, agora que está junto de Zito. Vai dá 400 casas para os moradores do KM-17 e prente aumentar esse número, que deve ultrapassar as mil moradias até o fim do ano.

Como o conceito de vereador que temos conhecimento e até então não haviamos sido informados da mudança, corremos atrás de saber sobre a nova função, mas nada de novo foi encontrado, entretanto, permanece o coneito descrito abaixo:

AS FUNÇÕES DO VEREADOR

O vereador, de maneira geral, é o representante do povo. A palavra vereador vem do verbo verear, que significa a pessoa que vereia, ou seja, aquele que tinha incumbência de zelar pelo bem-estar e sossego dos munícipes. Claro que, atualmente, a palavra não possui tal sentido, mas não deixa de ser correto que, em última análise, o que desejam os munícipes, através dos seus representantes, é exatamente o zelo da coisa pública.

A função legislativa do vereador consiste na elaboração e produção de normas legais, ou leis, que assegurem a ordem e o desenvolvimento da coletividade através de matérias constitucionalmente reservadas ao município, ou seja, observando o princípio da legalidade a que é submetida à Administração Pública.

A função fiscalizadora do vereador não se restringe apenas em fiscalizar as matérias de ordem orçamentárias e financeiras. Os vereadores, a qualquer momento, podem solicitar informações do executivo sobre assuntos referentes à Administração, bem como criar Comissões Especiais e Comissões Parlamentares de Inquérito, requerer cópias de documentos, convocar secretários e servidores públicos para prestar informações no Plenário da Câmara e ainda apreciar as contas municipais, entre outras providências.

A função julgadora do vereador consiste em julgar as infrações político-administrativas do prefeito, vice-prefeito, do próprio vereador e também as contas do prefeito, após parecer prévio do Tribunal de Contas do Estado. A Câmara também exerce a função Administrativa, que se baseia na organização de seus serviços internos e na nomeação de cargos de seu quadro pessoal. Essa administração é exercida pela Mesa Diretora e principalmente pelo seu Presidente, que superintende os serviços, objetivando seu funcionamento harmonioso e sistemático.

Tentamos, mas não encontramos a parte que diz que vereador tem por obrigação dá emprego e casa para eleitor. Se bem que não seria má ideia, pelo menos seria uma retribuição justa por colocá-los lá e pouco receber em troca com ações do parlamento.

5 comments on “Vereador é eleito para dá emprego e casa para o povo, diz vereador…

  1. Ney Maran

    Lamentavelmente nosso caro vereador pode está certo, nesta nova forma de se fazer política em Codó, pois o que vimos nas últimas eleições não foi uma discussão de idéias e ações em benefícios dos munícipes, mais sim um derrame de dinheiro na compra de voto escacaradamente pública e que não houve uma punição sequer contra tal imoralidade.Só temos a lamentar.

    Reply
  2. Teodoro Sampaio

    No meu conceito, o vereador dominguinhos é um despreparado
    para o cargo. Agora, dizendo-se aliado do Zito, depois de
    levar uma bôa quantia do FC, após longos anos, afirma o que
    o que os Vereadores devem fazer. Foi buscar no dicionário o
    significado de Vereador, que deve verear, andar pela cidade
    e tudo mais. Será que, antes ele não sabia disso? Precisou
    chegar à caduquice para saber dos seus deveres?dominguinhos
    vista a pijama, acorde tarde, tome o seu café e leia um bom
    livro. Aproveite.

    Reply
  3. SAMARITATANOS

    Como podemos observar povo de Codó, é que a coisa esta tornamdo-se molecagem da parte do vereador DOMINGOS REIS, que sempre diz pregar a VERDADE…Você não esqueceu nem dos MÍNIMOS DATALHES…. olha quem era, Não pensa que suas palavras valeram para acreditar em mais uma enganação VEREADOR as família codoenses. MENTIRAS que decepcionaram a todos.VOU DEIXAR UMA PEQUENA REFLEXÃO PRA VOCÊS AMIGOS, E PRA VOCÊ vereador DOMINGOS REIS FIGUEIREDO ARCHER OLIVEIRA ROLIM, de muitas caras É MUITO FÁCIL PARTIR UM BOLO NA HORA DA ALEGRIA, MAIS SÃO POUCOS QUE A GENTE PODE CONTAR NA HORA DA DOR.Tudo hoje se baseia em direitos; o direito a voz e representação de POLÌTICOS SÉRIOS e você é um tremendo cara de PAU, ver se passa pelo menos óleo de péroba nessa cara de ANJO.

    Reply
  4. Aninha

    Esse Dominguinhos já perdeu seus neurônios, de tanta cachaça e matutando no jogo……….kkkkkkkkkkkkkkkkkk. Vereador NÃO recebe recurso nenhum para investir na cidade, isso cabe ao prefeito. Ele tá dizendo isso pq já passou pro lado de Zito, por algumas CIFRAS. A função de vereador está acima explicada para quem não sabe, como esse vereadorzinho vendável!!!

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.